• Tuparendi realizará o 1º Festival de Cucas de Tuparendi: “Resgatando Receitas Tradicionais

Assunto: Cultura  |   Publicado em: 14/08/2017 às 09:45   |   Imprimir

Uma pequena ideia da Ex-Vereadora Beate Petry fez com que um grupo de mulheres iniciasse a concretização do  1º Festival de Cucas de Tuparendi: “Resgatando Receitas Tradicionais”. A comissão organizadora é composta pela funcionária da Câmara de Vereadores Marta Reginatto, Patrícia Diel Wiethölter e Débora Schallemberger de Souza da EMATER/RS - ASCAR, e funcionária do Executivo, Nara Lopes. Com apoio da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, EMATER/RS – ASCAR, ACI, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Cooperativas, Agências Bancárias, Associação dos Clubes de Mães e outros que vierem a se engajar no processo. A programação acontecerá na semana do município no dia 09 de setembro, às 14 horas, na Praça Aquiles Turra na cidade de Tuparendi. O objetivo do evento é resgatar receitas tradicionais que fazem parte da história das famílias de Tuparendi; Incentivar a utilização de produtos cultivados pela agricultura familiar no município; Mobilizar o município como um todo para o Festival de Cucas de Tuparendi, estimulando a criatividade e valorizando as receitas preparadas diariamente pelas famílias; Ser um atrativo e referencial da Semana do Município; Colaborar com a caracterização do município através da cuca como uma identidade gastronômica local; Disponibilizar, em livro específico das receitas e participantes do festival que são cotidianamente preparadas no município, exemplificando o uso deste produto de forma saudável. Contamos com a participação de padarias, bem como os mercados, agroindústrias, clubes de mães, e demais munícipes, do campo ou da cidade, que fazem cucas. A comissão organizadora afirma que a recepção e expectativa foi boa, e que todos estão apoiando a ideia na participação do evento.

ndi realizará  1º Festival de Cucas de Tuparendi: “Resgatando Receitas Tradicionais