Joice e Marquinhos assumem na Câmara de Tuparendi

Marquinhos assume pela 2ª vez e apresenta Requerimentos

Os suplentes de Vereadores Marquinhos  Fachinetto, do PP,  e Joice Diniz, do PTB, assumiram como Vereadores no mês de junho. Marquinhos assumiu no dia 5 de junho, no lugar do Vereador Neninho, do PSB,  que se licenciou por 30 dias.  Com 246 votos nas eleições de 2016, esta é a segunda vez que Marquinhos assume a condição de Vereador. Ele já havia assumido em 2017, no lugar de Antonio Zair Zaguetti, do PP.  Na recente sessão, realizada dia 17, Marquinhos apresentou dois Requerimentos. O primeiro  solicitando que o Prefeito, através da Secretaria de Obras, providencie  uma vistoria e tome providências, “quanto a recuperação e  sinalização imediata,  de uma  ponte localizada sobre o Lajeado Grande, na comunidade de Lajeado Fredolino(foto), e também na ponte existente em Mato Queimado, próximo a propriedade da família Belter”, solicitou o Vereador. Ele justifica que  a Ponte de Lajeado Fredolino apresenta avarias que podem comprometer a segurança dos usuários, e a de Mato Queimado necessita de melhorias imediatas.  Marquinhos aproveitou a ocasião para solicitar a substituição gradual das pontes de madeira, por bueiros de grande porte. Ele argumenta que está cada vez mais difícil conseguir madeiras de boa qualidade para este tipo de construção.  Também disse que as atuais pontes são estreitas, algumas já  não comportando o trânsito de máquinas agrícolas, cada vez maiores.

Em seu segundo Requerimento, Marcos Fachinetto sugere que o Poder Executivo, através da Secretaria da Saúde, promova pintura e melhorias em duas  Unidades de Saúde, incluindo calçadas e entorno das mesmas.  Marcos ressalta que uma boa conservação contribui para o aumento da vida útil destas edificações. O Vereador citou a Unidade Básica de Saúde que atende a população do interior, situada na rua Adolfo Kist, e a  Unidade de Saúde da Vila Esperança.  Marcos acrescentou que o Prefeito Leonel já conversou com ele sobre o assunto e irá efetuar um levantamento dos custos das obras sugeridas. Os Requerimentos apresentados por Marquinhos foram aprovados.

Em sua primeira Sessão, Joice apresentou três propostas ao Executivo

Quem também assumiu em junho foi a suplente Joice Diniz. Ela tomou posse na sessão realizada dia 17 e ficará no cargo por 30 dias.  É a primeira vez que Joice assume uma cadeira na Câmara. Nas eleições de 2016 ela obteve 174 votos.  Em sua primeira sessão, a agora Vereadora prestou juramento, e apresentou três  “Requerimentos Verbais”. O primeiro  solicitando melhorias e limpeza no calçamento na Rua Sesquicentenário,  em frente a Escola Yeté. Joice alegou ter sido procurada por várias pessoas  “que reclamam dos buracos e da limpeza desta rua”, que segundo ela é de intenso movimento de alunos, pais, professores e motoristas”.  No segundo Requerimento, Joice sugeriu que o Poder Executivo crie um Projeto de Lei, instituído a “Semana Municipal do Estudante”, cujo objetivo  seria de “fomentar iniciativas de desenvolvimento social  aos estudantes, com realização de palestras, debates, seminários, oficinas, atividades culturais, e outras atividades afins”, conforme justificativa da Vereadora.  “Assim estaríamos proporcionando uma semana para valorizar o estudante, e educação como um meio de construção de uma sociedade mais justa, igualitária e com mais oportunidades para todos”, argumentou Joice.   O terceiro Requerimento  tem como alvo a proteção de crianças e   adolescentes.  Joice sugeriu a criação do “Dia Municipal do Combate ao Uso de Alcool por Crianças e Adolescentes”.  Joice afirma que é crescente o consumo de álcool entre os jovens,  com graves consequências para a sua saúde. “É um tema relevante e tem que ser tratado com toda atenção. Ter uma data municipal de combate ao uso de bebidas alcoólicas seria mais uma grande ação de alerta e de mobilização de uma sociedade em favor das nossas crianças e adolescentes”, concluiu Joice Diniz, que ocupa o cargo de Conselheira Tutelar.  O Vereador Marcelo, do PP, solicitou que Joice subscrevesse seu nome neste último requerimento.  Todos Requerimentos de Joice foram aprovados pelo Plenário.