18 DE NOVEMBRO DIA DO CONSELHEIRO TUTELAR

No Brasil, os Conselhos Tutelares são órgãos municipais destinados a zelar pelos direitos das crianças e adolescentes. Sua competência e organização estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (artigos 131 a 140).
O Conselho Tutelar é composto por cinco membros, eleitos pela comunidade para acompanharem as crianças e os adolescentes e decidirem sobre qual a melhor medida de proteção para seus tutelados. Devido ao seu trabalho de fiscalização a todos os entes de proteção (Estado, comunidade e família), o Conselho goza de autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado.
Vocacionados para cuidar dos menores, os conselheiros tutelares são pessoas abnegadas no serviço ao próximo, o que fazem, muitas vezes, sem pensar primeiramente na remuneração financeira. Hoje, 18 de novembro, é dia do Conselheiro Tutelar! Parabéns para estes eleitos para servir a comunidade! Deixando muitas vezes seu lares, em prol de atender as crianças, adolescentes, pais ou responsáveis em situação de ameaça ou violação de direitos, aconselhar e encaminhar para programas e tratamentos, podendo para isso requisitar serviços públicos.
Homenagem da Câmara de Vereadores de Tuparendi aos 5 conselheiros eleitos: Tatiane dos Santos hoje Coordenadora do Conselho de Tuparendi, Cabo Elemar Steffen Secretário - Joice Helena Tavares Diniz, Marcelo Antonio da Silva, Regina Pawoski Marin.